A manta de aramida é um conjunto de diversas camadas de tecido de aramida, cuja “trama” é composta por fios entrelaçados e por sua vez cada fio é um conjunto de filamentos que possuem diferentes resistências mecânicas, dependendo da origem e procedência.
Assim uma manta mais “grossa” e/ou mais pesada não significa necessariamente ser mais resistente ao teste balístico.
Toda “malha de aramida” é hidroscópica, ou seja, absorve água propiciando a perda de eficiência balística precocemente. Por causa deste fator, o material utilizado pela BSS, possui entre todas as camadas de aramida uma camada de Neoprene, tornando a manta praticamente impermeável, mesmo quando imersa em água.
Vidros
Atualmente todos os componentes do kit de vidros blindados, são fabricados com a lâmina de aço inoxidável “engastada”, comumente chamada de Steel Glass.
Este aço inoxidável é o AISI 304 L, laminado a frio. Com o uso em todas as peças de vidro com Steel Glass, dispensamos o tradicional aço soldado à carroceria, desta forma elimina-se o risco de danos elétricos/eletrônicos aos componentes do veículo, elimina-se assim a possibilidade da corrosão galvânica entre diferentes metais condutores, elimina-se os famosos rangidos e/ou estalos, do movimento entre partes metálicas do veículo e o aço ali aplicado, também se reduz de forma muito significativa o peso da blindagem, já que o aço em placas pesa aproximadamente seis vezes mais que a manta de aramida. Em um sedã médio esta diferença pode chegar a 50 kg de diferença em peso, significando um maior consumo de combustível, desgaste precoce de pastilhas de freio e certamente redução da vida útil de molas e amortecedores da suspensão.
Atualmente as carrocerias não são fabricadas com aço carbono AISI 1010 ou 1020, etc., são empregados materiais mais leves e mais resistentes, tais como Alumínio, Fibra de Carbono, plásticos de engenharia ou até mesmo fibra de vidro, entre outros. Portanto, inviabilizando a solda elétrica, MIG, TIG, já que não é possível soldar aço em plástico. Inviabilizando a construção do tão necessário “overlap”. Demonstrando assim que havendo todos os vidros com Steel Glass, é a forma mais inteligente, leve e segura de construir o “overlap”.
Vale ressaltar que os testes realizados pelo Exército Brasileiro, como determina a norma ABNT15000, as placas de manta de aramida recebem uma camada, na “frente” (face que será atingida primeiro pelo projétil), uma lâmina de aço carbono com 0,6 mm de espessura, representando a lataria do veículo. Ocorre que este material não é mais utilizado na construção dos mais novos modelos, logo a norma deveria ser atualizada. A BSS, por precaução, realiza testes em laboratório homologado pelo Exército Brasileiro, utilizando diferentes materiais empregados nas carrocerias e assim assegurando com a máxima garantia a resistência aos projéteis do nível IIIA da norma. Consequência destes estudos, dependendo do modelo do veículo ou do local da carroceria empregamos manta de aramida de níveis mais resistentes. Exemplo: Tampa traseira de fibra de Carbono, utilizamos placas de 11 camadas de aramida, que resistem aos disparos sem nenhum outro material de revestimento “stand-alone”. A placa sozinha já segura os projeteis. As Portas recebem placas de aramida com 9 camadas, e assim cada região do veículo é estudada e analisada, proporcionando garantida assegurada de resistência aos disparos.
Peso
Devido à alta tecnologia, incorporada aos materiais e técnicas de implementação, desenvolvemos uma das mais leves e seguras blindagens do mundo -Nível NIJIIIA. O peso médio agregado à Blindagem BSS é de 150Kg, dependendo do modelo do veículo.
Garantia
Nossas blindagens são garantidas contra alterações de qualidade dos vidros, tais como delaminação e descoloração, por um período de 5 (cinco) anos.
Vidros - Trincas
TRINCAS ESPONTÂNEAS eventualmente ocasionadas por torção de carroceria, choque térmico entre outras, são cobertas pelo prazo de 01 ano ( Garantia BSS ).
TRINCAS POR IMPACTO EXTERNO: Por exemplo, pedras,manuseio das portas ( abertura e fechamento) com os vidros abertos, NÃO são cobertas pela Garantia BSS.
Nas situações anteriores, a conclusão é feita através de emissão de LAUDO TÉCNICO pelo fabricante dos vidros.
Eventuais reparos e/ou troca de peças (principalmente vidros) deverão ser efetuados em nossa oficina especializada, com prazo de reposição do componente estipulado pelo fabricante.
Recomendações
TAMPA - PORTA MALAS COM ACIONAMENTO ELÉTRICO
Não executar aberturas e fechamentos repetidas vezes.
O acionamento deve ser feito preferencialmente com o motor do veículo ligado.
VIDROS - ÁREAS INTERNAS
Recomendamos a não colocação de nenhum tipo de VENTOSA (por exemplo, suportes para GPS ) nos vidros. A colocação deste acessório/dispositivo propicia o surgimento de áreas de delaminação.
FUNCIONAMENTO ELÉTRICO DOS VIDROS
Não executar aberturas e fechamentos repetidas vezes.
Não fechar as portas com os vidros abertos.
TETO SOLAR – TRANSPARENTE - BLOCO BALÍSTICO
Recomendamos fortemente a não exposição prolongada ao sol, principalmente em dias muito quentes, pois a alta temperatura na região superior do veículo – TETO SOLAR- acelera o fenômeno da DELAMINAÇÃO.
Copyright (c) 2024 - BSS Blindagens - Todos os direitos reservados